Traduzir Dê Português para Chinês Traduzir Dê Português para Espanhol Traduzir Dê Português para Italiano Traduzir Dê Português para Françês Traduzir Dê Português para Inglês Traduzir Dê Português para Alemão Traduzir Dê Português para Japonês Traduzir Dê Português para Russo
Widget By: Blogs de Sucessos

FUMAR É PECADO?

 É uma pergunta muito interessante, já que não achamos nas escrituras qualquer restrição ou proibição direta ao uso do... cigarro, cachimbo ou charuto. 

FUMAR É OU NÃO É PECADO? 


Mas o cigarro não era considerado um mal pelos cristãos há algumas décadas. O fumo começou a ser considerado um pecado grave pelos protestantes na metade do século 20, quando também começaram a descobrir os malefícios da nicotina. 

Mas no passado era comum cristãos fumarem cachimbos e charutos. Obviamente isso não justifica o fumo, mas a falta de informação na época fazia o fumo ser considerado inócuo para o organismo. Nos anos 50 havia até propaganda de cigarro com a frase "Este os médicos recomendam".

Não existe um versículo na Bíblia que condene o fumo, mesmo porque na época em que foi escrita, o tabaco só existia nas Américas, onde era utilizado por praticamente todos os povos indígenas. 

Mas é bem provável que os povos, principalmente do Oriente, já praticassem algum tipo de inalação de fumaça ou vapores de substâncias estimulantes ou alucinógenas. 
Fonte: o que respondi...

Alguns dizem que fumar é pecado por que vicia, então vamos aos fatos: 

1) Se o cigarro é um vício, o café, o chocolate, a maioria dos refrigerantes, chás e o chimarrão do sul também o são, pois todos eles contêm Cafeína, uma substância química estruturalmente semelhante à Nicotina contida no tabaco, e com poder de causar dependência (vício) equivalente ao desta última.

A Cafeína é a droga psicoativa mais amplamente consumida e é um estimulante de uso legal facilmente disponível até para crianças. A Cafeína tem sido ocasionalmente considerada uma droga de abuso e seu potencial para causar dependência tem sido debatido.” [(NAOSHI OGAWA md, HIROFUMI UEKI md (2007); Clinical importance of caffeine dependence and abuse /Psychiatry and Clinical Neurosciences, Volume 61, Number 3, June 2007 , pp. 263-268(6)]

2) Comer demais certamente é um pecado denunciado com todas as letras na Palavra de Deus. A glutonaria aparece ao lado de "invejas, homicídios e bebedices" em (Gálatas 5:21), é companheira das "dissoluções, concupiscências, borrachices e bebedices e abomináveis idolatrias" em 1 Pedro 4:3 e Romanos 13:13, além de ter sido particularmente denunciada pelo próprio Senhor em Lucas 21:34.

Mesmo assim você já deve ter visto muito crente obeso soltar o verbo contra um irmão fumante, esquecido do que o Senhor disse em Mat 7:4 

"Como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão" 

Fumar é pecado por que destroi o templo do Espirito Santo?

Entretanto, se por esta razão fumar é pecado, então também estão pecando todos os que consomem balas, doces e refrigerantes, os quais contém Sacarose. 

A sacarose possui mais de 76 meios de acabar com a saúde da pessoa. CONFIRA O ESTUDO NESSE LINK


Romanos 14:21-23  "Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça. Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova. Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado".

Não quero de modo algum trazer uma nova doutrina (dizendo que fumar não é pecado), ou colocar um fardo aos ombros das pessoas (dizendo que fumar é pecado), apenas expressar minha opinião dentro do contesto bíblico,e essa opinião sem nenhuma contaminação pelas idéias ou pensamentos de terceiros. 

Temos que meditar na palavra de Deus e obedece-lá; buscar o entendimento e sermos sensíveis a voz do Espirito Santo. 

Tantos são os malefícios causados pelo cigarro que penso desse modo:

"Se puder livrar-se do vício, você só ganhará com isso. 
Pois hoje temos informação suficiente para saber que o cigarro causa câncer, e não creio que devemos submeter nosso corpo a esse dano".

Talvez daqui a cem anos os cristãos perceberão que beber refrigerante ou consumir adoçante químico é até pior que fumar... Então essas coisas entrarão na lista dos pecados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário