Traduzir Dê Português para Chinês Traduzir Dê Português para Espanhol Traduzir Dê Português para Italiano Traduzir Dê Português para Françês Traduzir Dê Português para Inglês Traduzir Dê Português para Alemão Traduzir Dê Português para Japonês Traduzir Dê Português para Russo
Widget By: Blogs de Sucessos

8 DICAS PRA DAR A VOLTA POR CIMA NA VIDA


"Atire a primeira pedra quem nunca sentiu fraqueza diante das dificuldades. Viver é isso: um contínuo jogo no qual prevalece ora a frustração, ora a...

satisfação".

"Somos expostos à frustração a partir do dia em que nascemos. Ela faz parte do nosso desenvolvimento e nos acompanha no decorrer da vida adulta", explica o psicólogo Rubens Bragarnich, de São Paulo. 

Se os obstáculos são inevitáveis, o que interessa é desenvolver a capacidade de reagir.

Todo indivíduo tem um potencial - e em diferentes níveis - a capacidade psicológica de aceitar que o seu desejo não será satisfeito e de dar uma resolução interna ao conflito". 


Passados os sentimentos iniciais de raiva e impotência, o esperado é que se dê a volta por cima. Isso pode demorar mais ou menos, conforme as variáveis de temperamento e o repertório pessoal. 

O indivíduo extremamente protegido da experiência das frustrações durante a infância tem mais dificuldade em superar problemas e permanece imaturo. Quem viveu o oposto consegue enfrentar melhor as adversidades", resume o especialista. 
 
O QUE É RESILIÊCIA?


Cair e levantar. Na teoria o mecanismo parece fácil. Na prática, as coisas são bem diferentes. Ao passar por uma situação que traz sofrimento – como o término de um relacionamento, a morte de um parente querido ou uma demissão – o processo de recuperação nem sempre é simples. 

A sensação de desânimo e perda podem durar um bom tempo e é fácil sentir como se nada mais fizesse sentido.

Porém, há indivíduos que enfrentam grandes percalços e, mesmo assim, conseguem vencer a dor e se restabelecer em pouco tempo. 

Essa habilidade em superar é chamada pela Psicologia de resiliência. O termo foi sabiamente emprestado da Física, que define a resiliência de um objeto como sua capacidade de sofrer pressão ou impacto e, depois, voltar à forma original. 

“Voltando à analogia com a Física, do mesmo jeito que um objeto sofre desgaste e transformação, seja por causa da perda ou do ganho de energia, as pessoas ditas resilientes lidam com medos, dores, angústia e desespero diante de experiências traumáticas. 
Mas elas superam o impacto e conseguem dar outro significado ao acontecimento dentro do seu contexto de vida”



Questão de perspectiva


Deve-se dizer que nos primeiros dias ou semanas depois de um trauma é extremamente normal retomar a experiência desagradável por meio de lembranças e até pesadelos. 

Mas, enquanto as pessoas consideradas resilientes reúnem forças para se reorganizar emocionalmente e retomar a vida normal, há uma boa parcela que leva um tempão para conseguir ficar de pé novamente.

Virando o jogo

A boa notícia é que todo mundo pode desenvolver a resiliência e, assim, ficar mais hábil em se levantar após um tombo. Para isso, é preciso estimular algumas habilidades individuais e sociais. 

Inicialmente, diz Rosaly, “deve-se ter a percepção e a consciência de que as dificuldades fazem parte da vida de todo mundo. Isso é essencial para desconstruir o pensamento de vitimização que paralisa e adoece as pessoas”.
 
Outro passo fundamental para avançar na trilha que leva à capacidade de superação é identificar e reconhecer os próprios limites diante de situações causadoras de estresse

Além disso, é muito importante investir em recursos que possibilitem aprofundar o conhecimento sobre si próprio.

“Assim, evita-se o sentimento de frustração e a baixa autoestima”.


8 DICAS DE COMO DAR A VOLTA POR CIMA

1. Tenha autocontrole diante de situações importantes para você.

2. Analise o contexto da ocasião em que se encontra.

3. Tenha autoconfiança em sua capacidade de realizar aquilo que se propõe a fazer.

4. Desenvolva a capacidade de conquistar e manter as pessoas junto de si.

5. Trabalhe a habilidade de ser empático.

6. Seja otimista e alimente a esperança diante de percalços.

7. Procure “ler” e entender o que se passa com o próprio corpo.

8. Tenha o exato senso de valorização da vida
DICA DE LIVRO: SobreViver – Instinto de Vencedor, de Claudia Riecken (Editora Saraiva)


APRENDENDO A VIVER PELA FÉ



Tudo isso não terá efeito se você não estiver em sintonia com Deus, ter fé é muito importante para a recuperação, e como ter fé se está desconectado do autor e consumador da fé. Josué estava abatido, triste e desmotivado mas quando ele ouviu a voz de Deus, ele teve forças para se levantar, agir e conquistar. (Josué 1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário